Notícias

13/07/2018
Prazos, impostos e... MULTA no inventário.

Prazos, impostos e... MULTA no inventário.

Na notícia anterior ficamos sabendo sobre o prazo para abertura do inventário, os bens que devem ser incluídos, e a possibilidade do inventário em cartório, porém uma dúvida é unânime: É caro? QUANTO VOU GASTAR??? A resposta é: Depende!

A maior despesa geralmente é com o ITCMD (Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Em Santa Catarina, por exemplo, o valor varia entre 1% e 8%* sobre o valor real dos bens, quanto maior o valor de todos os bens deixados, maior é percentual do imposto a ser pago.  Atenção, este valor pode ser parcelado em até 12 parcelas.

Passei do prazo de 60 dias para abertura do inventário, serei punido?  Infelizmente sim! A legislação prevê uma multa entre 20% e 50% sobre o valor do imposto a ser pago. Por isso é importante não deixar o prazo passar, essa é uma informação que deve ser compartilhada.

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Curta nossas páginas nas redes sociais e compartilhe essas informações valiosas. Em breve falaremos sobre as dívidas deixadas pelo ente querido.